terça-feira, 17 de agosto de 2021

Procon-PE participa da Operação Summit da Polícia Civil

 

Na manhã desta terça-feira (17), o Procon Pernambuco participou da Operação Summit da Polícia Civil de Pernambuco para identificação e desarticulação de empresas financeiras que praticavam esquema de pirâmide. Os consumidores são incentivados a fazerem empréstimos bancários, onde é oferecido um investimento na empresa, garantido um lucro fora da realidade.

A ação aconteceu simultaneamente em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. Cerca de 30 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e o Bloqueio de Ativos Financeiros, foram expedidos pela Primeira Vara Criminal da Capital.

Nesta operação, em Recife, a financeira Vici Promotora teve seus documentos e objetos apreendidos pela Polícia, e foi autuada e interditada pelo Órgão de Defesa do Consumidor. A empresa dispõe o CNPJ de correspondente bancário, mas também atuava como investidor financeiro.

Essas empresas utilizam de sistemas fraudulentos para saber dados dos consumidores, seus principais alvos são servidores públicos, aposentados e pensionistas“, ressalta o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Além do Órgão estadual, participaram desta operação o Procon municipal do Rio de Janeiro e o estadual da Bahia. Também contribuíram com a ação as polícias civis do Rio e Bahia, o Banco Central, a Comissão de Valores Imobiliários, a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

É preciso que o consumidor fique muito atento, que não caia nessa de empréstimo com investimento. O Procon vem fazendo um trabalho de fiscalização nessa área, já são 13 financeiras fechadas só esse ano“, destaca o secretário.

O órgão também alerta para que a população denuncie os crimes junto ao Procon Pernambuco e a Polícia Cívil. Os contatos do Procon são: o 0800.282.1512; WhatsApp 3181.7000; e o e-mail denuncia@procon.pe.gov.br.

Fotos: Divulgação | Polícia Civil



EmoticonEmoticon