Post Top Ad

Web Radio Venus

PUBLICIDADE

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Dia da Mulher Advogada é comemorado em Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove, na próxima quarta-feira (23), às 18h, no auditório Sérgio Guerra (anexo 2), sessão solene em homenagem ao Dia Estadual da Valorização da Mulher Advogada. 

A data, comemorada dia 20 de maio, foi incluída ano passado no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado, e promulgada pela Lei nº 16.287, de 8 de janeiro de 2018, da deputada estadual Simone Santana, que ocupa a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe.


Na ocasião, haverá homenagem à advogada aposentada Nair Andrade, de 90 anos, que dedicou sua vida ao Direito e se tornou a primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria da OAB-PE, em 1971. Em 2016, foi convidada para participar como conselheira da Ordem no Estado.


 O presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, e a secretária geral adjunta e presidente da Comissão da Mulher Advogada  (CDMA) da OAB-PE, Ana Luiza Mousinho, estarão presentes na solenidade.

A definição da data ocorreu em parceria com a CDMA da OAB-PE e faz referência ao dia e mês em que Eulália Guimarães de Castro foi inscrita na Ordem, tornando-se a primeira advogada no Estado em 1940.

 “De lá para cá, as mulheres se inseriram em larga escala no âmbito jurídico, mas ainda enfrentam preconceito e menos oportunidades de ocuparem cargos de poder. 

É hora de mudar essa realidade”, afirma a deputada Simone Santana. Hoje, dos 52 desembargadores do TJPE, apenas uma é mulher.

Fonte Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translator