A oposição não perdeu tempo para criticar os
estudos que estão em andamento para analisar a viabilidade de conseguir um
parceiro privado para operar a transposição do rio São Francisco. O líder da
bancada no Senado, Humberto Costa (PT-PE), chegou a afirmar que, “em fúria
privatizante, Temer quer vender até o rio”. Para rebater, o Ministério da Integração
Nacional divulgou uma nota nesta quinta-feira (31), informando que “não é
correta a interpretação de que esses estudos visem a privatização das águas”, e
sim a operação do projeto.
A ideia até agora, é de que a operação da
transposição seja administrada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do
São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que é vinculada ao ministério e já atua
no projeto, enquanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES) não termina o estudo que prevê a viabilidade de uma gestão privada.
Em entrevista publicada pelo site Poder360 nessa
quarta-feira (30), o ministro Helder Barbalho confirmou que a análise da
viabilidade da privatização e a modelagem está sendo feita pelo banco. A
expectativa do gestor é de que os estudos sejam concluídos até 2018, para
quando é prometida a entrega do último trecho da transposição em construção, o
eixo norte, que vai de Pernambuco ao Ceará.
O ministério enfatizou que a realização dos estudos
começou em outubro do ano passado, quando foram solicitados ao secretário
do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco.
A pasta de Integração Nacional enfatizou ainda que
o objetivo de fazer a concessão é de tentar minimizar o impacto financeiro para
o governo. O custo anual gira em torno de R$ 500 milhões, principalmente por
causa do preço da energia para bombear a água pelos canais. “Essa redução de
custos, caso os estudos indiquem sua viabilidade, deve ser repassado aos
moradores dos estados favorecidos pelo projeto”, afirma a nota.
Humberto Costa acusou ainda o governo federal de
fazer com que os Estados beneficiados pelo empreendimento – Pernambuco, Ceará,
Rio Grande do Norte e Paraíba – paguem pela água. Esse pagamento, porém,
já estava previsto e era reconhecido pelo governador Paulo Câmara (PSB).
O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto
Tavares, chegou a estimar um aumento de 8% nas tarifas.
O ministério afirmou que em 2005, antes do
início das obras, foram assinados os convênios entre a União e os governos
estaduais com essa regra – de que os estados deveriam pagar à
Codevasf. “Nestes acordos foram estabelecidos os direitos e deveres de
cada um dos entes da federação envolvidos no Projeto de Integração do São
Francisco. Portanto, as regras de operação e custeio da operação do Projeto
foram negociados e acertados entre o governo federal e os governos estaduais.
Qualquer interpretação diferente dessa não corresponde à realidade”, responde a
nota.
Obras complementares à transposição: O eixo leste foi entregue em
março, em cerimônia com o presidente Michel Temer (PMDB) que demonstrou a briga
pela paternidade da transposição, iniciada em 2007, no governo Lula (PT).
Apesar de esse trecho ter cerca de 200 quilômetros de canais passando por
Pernambuco, o Estado não é beneficiado ainda – a não ser aproximadamente 30 mil
habitantes do município de Sertânia. Isso porque faltam concluir obras
complementares, como a Adutora e o Ramal do Agreste, mesmo problema vivenciado
por outros estados.
A nota do Ministério da Integração enfatiza que a
responsabilidade pela distribuição da água é dos estados. A pasta não menciona,
porém, que boa parte dos repasses para a realização das obras complementares
são do governo federal. No caso da Adutora do Agreste, a gestão estadual
culpa a União pelo atraso. A previsão de repasse para a obra, que deveria ter
sido concluída em 2014 e até hoje tem 55% finalizados, era de R$ 240 milhões e
foram enviados R$ 56,5 milhões. O Ramal, sob responsabilidade do ministério,
sequer foi iniciado.
O eixo norte foi retomado em julho, após
passar um ano com obras paradas entre Pernambuco e Ceará. A Mendes Júnior,
envolvida na Operação Lava Jato, deixou os canteiros alegando dificuldade de
obter crédito e a licitação levou um semestre para ser retomada, além de ter
passado por um imbróglio judicial após ser concluída. A conclusão do projeto
vai custar ao todo R$ 516,8 milhões, mas só a primeira ordem de serviço foi
assinada, liberando R$ 132 milhões.
Fonte: Blog: O Povo com a Notícia
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